Nexa comemora o Dia Mundial da Mineração

Os produtos finais da mineração estão presentes na vida dos cidadãos muito mais do que se imagina. Em toda parte encontramos produtos da mineração, seja em forma de objetos de consumo, meios de transportes, medicamentos, rodovias, máquinas, ferramentas e até em produtos hospitalares, alimentos, bebidas, além de uma infinidade de outras aplicações.
Dada a importância do setor, que emprega mais de 7 milhões de pessoas em todo o planeta e é a espinha dorsal de várias indústrias, foi celebrado o Dia Mundial da Mineração, em 7 de maio. A data, que se estende por todo o mês, foi criada para chamar a atenção da sociedade para a contribuição do setor para a economia e o desenvolvimento e também conscientizar sobre a importância do uso sustentável e responsável dos recursos minerais.
A unidade de Vazante, onde a Nexa emprega mais de 1,4 mil profissionais, entre próprios e terceirizados, é parte de uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo, com quase 70 anos de experiência no desenvolvimento e na operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. Além do zinco metálico e de subprodutos, a Nexa produz concentrados de zinco, cobre e chumbo em suas unidades de mineração, além de volumes menores de prata e ouro. A empresa opera também em outras duas refinarias de zinco: no Peru e em Juiz de Fora, além de Três Marias.
O zinco está no centro de operações da Nexa e é um metal importante para gerar produtos essenciais para a transição energética, para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono e para o dia a dia das pessoas. Da mesma forma, o cobre é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias limpas, como baterias para energia renovável e sistemas elétricos.
Por isso, para a Nexa, construir uma mineração cada dia mais sustentável é uma aspiração estratégica. A empresa investe em quatro grandes temas dentro do item inovação: produtividade e segurança, economia circular, descarbonização e geração de legado positivo.
“Reconhecemos o papel essencial da mineração e, em especial, dos metais-base na vida das pessoas. Sabemos de nossa responsabilidade ao produzir componentes indispensáveis para a transição energética e levamos em consideração todos os agentes que contribuem com a Nexa para esta construção”, aponta o gerente geral da unidade de Vazante, Thiago Rolla.
Em 2024, a unidade de Vazante atingiu produção recorde de minério tratado (1,77 milhão de toneladas), incluindo reprocessamento de rejeitos, bem como a extração de minério da mina (1,54 milhão de toneladas). Tão importante quanto as melhorias operacionais, a unidade celebra as iniciativas e parcerias para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e econômico das comunidades próximas.
Entre os programas realizados estão Boas Práticas Rurais, Gente Cuidando das Águas, Desfrute Turismo, Valorização pela Educação, Vazantes Mineiras e outros.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há quase 70 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru, e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo.
Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração que muda com o mundo, cada vez mais sustentável, inovadora, com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações sobre a Nexa, e https://www.nexaresources.com/